Estação do Sabor, em Porto Alegre, aposta no bom atendimento para se destacar no mercado.
A busca constante por capacitações na área de gestão aliada a um bom atendimento é uma excelente estratégia para empresas se destacarem no mercado. Um exemplo disso no Rio Grande do Sul é a Confeitaria Estação do Sabor, localizada em Porto Alegre, no Bairro Floresta: em pouco mais de um ano de atividade, ampliou sua cartela de clientes em 40%.
A empresa, que em 2008 foi mencionada por duas revistas de circulação nacional como uma das melhores docerias da Capital, integra o projeto Pólo de Panificadoras na Região Metropolitana de Porto Alegre (Comitê de Desenvolvimento de Padarias e Confeitarias da Região Metropolitana - Codepan Metropolitana), ação impulsionada pelo Sebrae/RS.
Inaugurada em novembro de 2007, a Confeitaria Estação do Sabor abriu suas portas com apenas seis funcionários. Hoje, conforme a proprietária da empresa, Cristiane Kessler, o negócio conta com 16 pessoas em seu quadro funcional e comemora um aumento de 40% do número de clientes em relação ao mesmo período do ano passado.
"Antes mesmo de abrirmos, procuramos orientação para saber qual o segmento da área de alimentação que mais se adequava à ideia que tínhamos", lembra. O resultado, segundo Cristiane, veio aos poucos e foi alcançado principalmente pela constante busca por capacitação e pelo bom atendimento. "Cerca de 85% dos nossos clientes conhecem nossa equipe pelo nome e nós também conhecemos nossos clientes por seus nomes", destaca.
De acordo com a empresária, nesses 14 meses, representantes da confeitaria realizaram uma série de capacitações e participaram de encontros promovidos pelo projeto. "Um dos aspectos mais importantes para o crescimento da empresa foi a troca de experiências com os outros empreendimentos integrantes do Codepan Metropolitana. Trocamos receitas, indicamos e recebemos sugestões de fornecedores e ampliamos nosso conhecimento, diminuindo erros nos procedimentos do cotidiano empresarial. Percebemos os inúmeros benefícios para as nossas empresas trabalhando em grupo e deixamos de lado o fato de que somos concorrentes no mercado", lembra.
O gestor do projeto Polo de Panificadoras na Região Metropolitana de Porto Alegre, Roger Klafke, lembra que a confeitaria participou de consultorias na área financeira, em marketing e design e para a implementação do Programa Alimento Seguro (PAS), importante ferramenta para garantir a segurança alimentar nas empresas. Além disso, a empresa recebeu a consultoria Cliente Oculto, que proporciona melhorias no aspecto do atendimento e na aparência dos produtos, e participou do 4 Seminário de Desenvolvimento da Panificação Gaúcha, organizado anualmente na Capital pelo Codepan.
Segundo Klafke, a Estação do Sabor merece destaque por ser uma empresa nova que, em pouco mais de um ano, se firmou no mercado, operando no mesmo ponto de uma tradicional confeitaria de Porto Alegre. "O interessante é que os proprietários vieram de segmentos e de experiências de fora do setor de panificação e rapidamente imprimiram a sua marca e o seu ritmo de gestão em um setor totalmente novo. Para isso, foi preciso muita técnica e perfil empreendedor".
Em 2008, a Estação do Sabor foi mencionada por duas revistas de circulação nacional: a Veja, que no segundo semestre citou a confeitaria como uma das melhores docerias de Porto Alegre; e a Revista Gula, que em março indicou a Estação do Sabor como a terceira melhor confeitaria da cidade.
Para 2009, a proprietária Cristiane já tem algumas metas: "Até a metade do ano queremos ampliar o espaço físico da loja e abrir uma filial no Centro da cidade. Nossa produção permanecerá na sede atual, mas queremos expandir a comercialização de nossos produtos na nova loja", planeja.
O projeto Polo de Panificadoras na Região Metropolitana de Porto Alegre (Codepan Metropolitana) é impulsionado por meio de uma parceria entre Sebrae/RS, Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado (Sindipan), Sindicato da Indústria do Trigo do Rio Grande do Sul (Sinditrigo) e Senai.
Na região Metropolitana, o projeto beneficia 50 micro e pequenas empresas do setor de panificação e confeitaria de Porto Alegre, Canoas, Guaíba, Eldorado do Sul, Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada e Viamão. O objetivo é unir os empresários às demais empresas e entidades representativas da cadeia. Entre as propostas do grupo estão a profissionalização da gestão, a qualificação da produção e o aumento da rentabilidade das empresas.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário