sexta-feira, 18 de junho de 2010

Bom atendimento é mais importante para consumidor

Estudo ouviu 1350 brasileiros, de todas as classes sociais, nas cidades de São Paulo, Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte

Ao comprar um produto, o bom atendimento é mais importante para os consumidores do que o preço ou a qualidade. É o que mostra a pesquisa “As empresas que mais respeitam os consumidores”, realizada pelo Grupo Padrão em parceria com a consultoria Shopper Experience. O estudo ouviu 1350 brasileiros, de todas as classes sociais, nas cidades de São Paulo, Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Segundo o levantamento, 61% dos entrevistados afirmam que ser bem atendido é o fator principal quando consomem, 26% se preocupam primeiro com a qualidade e 24% compram de acordo com a imagem da empresa no mercado. Apenas 12% acham o preço importante na hora de decidir o que comprar. Roberto Meir, especialista em relações de consumo, diz que o resultado já era previsível. “Os brasileiros estão cada vez mais exigentes porque conhecem seus direitos e cobram das corporações que eles sejam cumpridos”, afirma.

Opinião por Regiões

A pesquisa verificou também que os consumidores paulistas são os mais exigentes em relação ao atendimento e 76% deles acham fundamental ser bem recebidos nas lojas, seguidos pelos mineiros (74%) e gaúchos (61%). Quanto à qualidade, os moradores de Porto Alegre são os mais atentos e 43% levam este fator em consideração. Em São Paulo o índice foi de 27% e em Belo Horizonte, 25%.

Os cariocas acham que preço justo é essencial e para 21% dos entrevistados este é o critério que determina a compra. Os moradores de São Paulo são os que menos se importam com os preços e apenas 5% dizem que dão importância a quanto vão pagar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário