terça-feira, 22 de junho de 2010

Como selecionar e capacitar funcionários de um restaurante

Autor: Instituto de Hospitalidade - Sebrae Nacional

Na entrevista de seleção, deve-se observar a experiência, as referências, a formação, disposição física e vontade de aprender de cada candidato.

Você é a pessoa responsável ou faz parte do processo de contratação dos garçons no restaurante em que trabalha? Como você lida com essa tarefa?

Selecionar os candidatos não é uma tarefa fácil, principalmente, porque os seus resultados dependerão do desempenho das pessoas que você escolher. Ao fazer as entrevistas, considere alguns aspectos:

Experiência;
Referências;
Formação;
Disposição física;
Vontade de aprender.

Durante a entrevista informe ao candidato as condições de trabalho para que ele possa se preparar para a sua nova rotina. É importante que ele saiba também:

O salário que vai receber;
A jornada e os turnos de trabalho;
O horário de descanso e o local de refeição;
A política em relação às gorjetas;
A forma de avaliação de desempenho;
A proibição de consumo de bebida alcoólica durante a jornada de trabalho.

Depois de escolhidos os candidatos e contratados, você precisa se dedicar a capacitá-los. Mesmo que eles tenham experiência prévia na função que exercerão, é importante que sejam apresentados à política de qualidade da empresa e aos procedimentos que terão que seguir.
Lembre-se: para você passar as informações, será necessário que tenha conhecimento profundo de tudo o que diz respeito ao restaurante em que trabalha. Por exemplo:

Conheça a missão, a visão e os valores da empresa;Saiba da história do empreendimento e seus objetivos; Conheça o organograma de funcionamento;Entenda sobre todos os produtos e serviços oferecidos.

Faça um pequeno programa de capacitação com os seguintes itens:

Conhecendo a empresa;
Tipo de restaurante;
Tipo de serviço oferecido;
Perfil dos clientes;
Horários de funcionamento;
Técnicas de serviço;
Cuidados com a higiene e apresentação pessoal.

Fonte: Guia do Maitre

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