Ter o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. A diminuição da oferta de empregos formais e a vontade de ser o próprio patrão são estímulos para a aventura de abrir uma empresa. Mas o problema é quando o sonho não dá certo, levando embora o dinheiro investido e as esperanças de sucesso. Esse destino se coloca para mais da metade dos empreendimentos abertos. Um levantamento realizado pelo Sebrae em 2004 mostra que quase 50% das empresas de pequeno porte fecham as portas nos primeiros dois anos de existência. Ao final de quatro anos, a taxa sobe para quase 60%.
Para evitar essa situação, a primeira dica é planejar cuidadosamente a sua aventura, como explica Francisco Barone, que é coordenador do programa da FGV para micro e pequenas empresas.
"Se você não planeja a abertura do seu negócio, a propensão a não lograr êxito é muito grande. Então eu entrei num programa de demissão voluntária ou perdi meu emprego e recebi o fundo de garantia. Ah, eu sou muito bom cozinheiro e cismo que vou abrir um restaurante. Então alugo uma loja, coloco umas mesas e começo a cozinhar. Vou falir".
Se a ideia é abrir um restaurante é preciso detalhar o tipo de comida que será servida e se ela é atraente para os clientes do local, se existem concorrentes, quais os custos com aluguel, móveis e pessoal, e isso só para começar. O gerente da unidade de políticas públicas, Bruno Quick, destaca a importância de saber se o produto que você quer oferecer interessa ao cliente.
"Primeiro, ter segurança no que você está fazendo. Buscar o máximo de informação possível acerca do mercado: quem é o seu cliente, o que o cliente deseja, se aquilo que ele pretende fazer o cliente realmente deseja e se está disposto a comprar aquele serviço ou aquele produto".
O empresário brasiliense Márcio Luciano Vieira é um exemplo da necessidade de enxergar as oportunidades ao redor, observando o que o cliente precisa e não tem. Márcio abriu uma empresa de jardinagem há seis anos, em um local próximo a condomínios ainda em construção. Naquela época não havia nenhuma empresa oferecendo esse tipo de serviço, e o negócio de Márcio conseguiu se firmar naquele mercado. Ele enfatiza que o empresário deve estar seguro sobre o produto ou serviço que vai oferecer.
"Estudar bem o que vai abrir, ir no balcão do Sebrae, pesquisar, ver exatamente o ramo que vai atingir, o público que vai atingir. E, principalmente, a pessoa tem que estar muito bem ajustada: o que ela vai trabalhar, o que ela vai vender, o público que ela vai atingir, é basicamente isso aí".
Mas onde buscar todas as informações? O Sebrae é referência no atendimento a quem deseja iniciar um pequeno negócio. Você encontra o Sebrae em todos os Estados do Brasil e pode descobrir onde fica a unidade mais próxima da sua casa na internet, pela página http://www.sebrae.com.br/. Além do Sebrae, as associações são um caminho importante para conhecer a área que se pretende atuar. Mesmo que você ainda não possa pagar a mensalidade de uma associação ou sindicato, procure essas entidades e peça uma orientação. Uma frase resume bem a situação: o problema da pequena empresa não é ser pequena, é estar sozinha.
Depois de saber os detalhes do negócio que pretende abrir, o passo seguinte é planejar as finanças. Verifique se tem o capital necessário para abrir e manter a empresa funcionando nos primeiros meses. Preste atenção também em todas as responsabilidades envolvidas na contratação de pessoal, nos cuidados sanitários e com o meio ambiente. Nesse momento, conversar com um bom contador e com empresários experientes pode ajudar muito. E não esqueça que se aprimorar sempre é importante em todas as áreas. O gerente do Sebrae, Bruno Quick, é enfático nessa questão.
"E outra, se capacite. Procure cursos, leia bastante, vá atrás da informação. A maior força do empreendedor hoje é a informação, então busque incessantemente a informação".
Bruno destaca que, quando o empreendedor tem uma boa idéia, está bem planejado e é capaz de gerenciar bem o seu negócio, ele deve colocar toda a sua energia na concretização do seu projeto. Planejamento e informação são os primeiros passos para correr atrás do sonho de ter uma empresa.
Fonte: Rádio Câmara - Daniele Lessa (24/11/2005)
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