domingo, 25 de julho de 2010

Algumas dicas de viagem do Ministério de Relações Exteriores

• Documentos
- Providencie seu passaporte com pelo menos um mês de antecedência. - Verifique o prazo de validade do passaporte e dos vistos. - Ao receber passagens, confira os dados e serviços solicitados. - Leve sempre uma cópia de seu passaporte. - Leve carteira de motorista internacional: mesmo que não pretenda alugar carro, você pode precisar dela. - Alguns países exigem vacina contra febre amarela. Verifique essa e outras possíveis exigências junto à representação do país estrangeiro no Brasil que Você irá visitar. Veja os links neste Portal.

• Bagagem
- Identifique sua mala (nome, endereço, telefone etc). - Leve apenas o essencial. - Na mala de mão, leve sempre uma muda de roupa e um casaco. - Confira a voltagem do país e leve adaptadores de aparelhos elétricos.

• Aeroporto
- Reconfirme o vôo de ida ou volta pelo menos 24 horas antes. - Chegue ao aeroporto no mínimo duas (2) horas antes do embarque. - Ao embarcar para o exterior, registre os equipamentos eletrônicos (câmera fotográfica, filmadora, computador, celular etc) na Delegacia da Receita Federal do aeroporto. - Nunca deixe sua bagagem desacompanhada. - No aeroporto, não aceite pedidos para levar encomendas. - Responda com seriedade às perguntas da Polícia Federal e da imigração.

• Dinheiro
- Evite carregar notas de valores altos. - Leve um ou mais cartões de crédito internacionais. - Traveller's checks são seguros e bem aceitos, mas para trocar é necessária a apresentação do passaporte ou cópia. - Nunca transporte todo o dinheiro num só lugar. - Troque pequenas quantias no aeroporto para despesas de táxi, gorjetas e só depois procure taxas de câmbio melhores.

• Pacotes de viagem
- Confira nos vouchers os dados e serviços solicitados. - Se um serviço incluso no pacote não acontecer, tome as providências necessárias mas peça recibo para reembolso. - Leia com atenção as condições gerais do pacote.

• Saúde
- Leve os próprios medicamentos, já que é dificil comprar remédios sem receita médica no exterior. - Faça um seguro saúde, sua garantia em casos de emergência.
• Hotéis
- Lembre-se que o horário de entrada (check in) costuma ser às 14h ou 16h e o de saída (check out) às 12h. - Se fizer ligação do quarto será cobrada uma taxa. - As taxas do canal de televisão pago (pay channel) costumam ser caras. - Guarde dinheiro e objetos de valor no cofre do hotel.

• Carros
- Verifique marca e modelo antes de reservar. - Faça sempre um seguro. - Deixe para abastecer fora da locadora, pois a gasolina é mais barata. - Respeite as leis de trânsito e os limites de velocidade no exterior, pois as multas são caras.

• Passeios
- Verifique a segurança geral do lugar que quer conhecer.- Confira os horários dos costumes locais (shoppings, restaurantes, etc.)- Qualquer problema ou dúvida peça ajuda a um policial.- Guarde os recibos das compras e não se esqueça que as taxas (impostos) não estão no valor da etiqueta.- Quando sair, leve sempre o telefone e endereço do hotel.

Fonte: Ministério de Relações Exteriores

Nenhum comentário:

Postar um comentário