domingo, 8 de agosto de 2010

Há crise? Então não perca o foco!

Por Patrícia Marques - Consultora Propan

Mesmo em tempos que o assunto das rodas de negócios é a crise econômica mundial, esta ainda não mostrou as garras efetivamente para o setor de panificação. Todos os dias os clientes enchem suas cestinhas com produtos para o café da manhã ou então utilizando dos serviços diversos a qual: sorveteria, pizzaria, caldos, sopas, crepes, restaurante, kit’s festas, coffee-break, que venham a proporcionar maior comodidade e facilidade aos clientes.

E neste “turbilhão” de opções, eles trocam cumprimentos com funcionários e até param para um bate-papo rápido com o proprietário, sendo esse o diferencial das empresas “antenadas” com o foco no atendimento.

O que vem impulsionando os negócios, mesmo num cenário macroeconômico desalentador, é esta transformação do foco - sai produto entra serviço.

Uma conveniência variada oferecida à clientela no dia a dia e o atendimento distinguido dos demais são pontos fortes para driblar a crise. O consumidor prefere ser assistido no atendimento e valorizar as empresas onde são chamados pelo nome.

Lembrando que só a atitude entusiástica dos proprietários e dos funcionários não bastaria para criar esta fidelização dos mesmos. Destaca-se a diversificação dos itens nas categorias: mercearia, conveniência, panificados, confeitaria, patês, frios e bebidas, por exemplo. É preciso estar atento analisando constantemente o mix de produtos, experimentando novidades seja da marca própria ou não.

O foco certo

É recomendável focar em dois pontos principais: a definição do público alvo e revisão do mix de produtos. (veja abaixo os fundamentos para aumentar a lucratividade). A questão central é reconhecer quem é o seu consumidor e ter em mente que necessidades precisam ser atendidas. Lembrando que o envolvimento com a comunidade é de tal importância que, em datas comemorativas, como festejos juninos, Páscoa, Dia das Mães e Natal, as lojas se organizam como se fosse uma festa abrangendo sorteio de brindes e distribuição de amostra grátis dos produtos em lançamento.

Não pense você, leitor e empresário, que se sua empresa for pequena, não tem condições de fazer o mesmo que a empresa grande. É possível, salva as devidas proporções - em escala menor, ambos vão dar um “show” no atendimento.

Fundamentos para eficientemente conquistarmos clientes e garantir mais lucratividade:

DEFINA o seu público alvo e só então aponte as estratégias do negócio;

INVISTA nos quesitos mais valorizados pela clientela: atendimento, limpeza, preços competitivos, variedade e qualidade nos produtos, proximidade de relacionamento, serviços e setores especializados (adega, frios, mercearia, confeitaria, pizzaria, escaldaria, sorveterias..);

OFEREÇA produtos saudáveis. As linhas light, com fibras, 0% gorduras trans e integrais são “vedetes” das vitrines. Outra tendência são os alimentos de fácil preparo e os semi prontos, além das porções menores;

EXIBA os produtos de maneira lógica, agrupando os itens de acordo com suas categorias.

Coloque mercadorias complementares juntas: molho de tomate ao lado do macarrão e leite próximo ao cereal matinal, por exemplo;

ASSINALE os preços e nome do produto, de forma visível e de fácil leitura para os clientes. Entende-se padronizar letras e placas;

SUBSTITUA a palavra “fila” por “atendimento” nas placas de comunicação visual e sirva o consumidor com agilidade;

MANTENHA as cestinhas sempre limpas e próximas à entrada para estimular as compras;

ESTABELEÇA um programa de treinamento dos funcionários. Atendimento é acompanhamento. “Ficar junto é um começo, manter-se junto é um progresso, trabalhar junto é um sucesso”.
Henry Ford.

INCLUA posteriormente o cartão fidelidade ou Cartão Cliente Vip - marca própria da empresa com vantagens e benefícios adicionais.

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