sexta-feira, 23 de abril de 2010

Como montar um restaurante de sucesso?

Por Rodrigo Ferreira, da revista Gastronomia e Negócios

Consultor do Sebrae SP explica os principais e fundamentais procedimentos que o futuro empreendedor precisa saber

É grande o número de pessoas que sonham em ser donas do próprio negócio. Não ter chefe, horários para cumprir, e claro, ter uma fonte de renda fixa.

Um dos caminhos para concretizar esse sonho é saber por onde e como começar.

Muitos interessados em apostar no próprio negócio escolhem empresas do ramo de alimentação, como restaurantes. Muitas vezes por identificação com o segmento, ou até por imaginar ser um ramo de fácil atividade.

De acordo com dados coletados em 2004 pelo Sebrae de São Paulo, o setor de restaurantes possui participação expressiva nas micros e pequenas empresas do Brasil (MPEs), representando 6,6% do total das MPEs espalhadas pelo país, que fazem parte do setor de prestação de serviços.

Em entrevista ao Gastronomia & Negócios, o consultor do Sebrae, Sergio Diniz, explicou quais os pontos fundamentais que o futuro empreendedor precisa saber antes e depois de iniciar seu negócio, em especial no setor de restaurantes.

“Em primeiro lugar o empreendedor deve ter a percepção da oportunidade. Precisa visualizar qual a real necessidade do consumidor e estruturar seu restaurante de acordo com o perfil de consumo local.”, diz Diniz.

Segundo Diniz, um dos fatores que mais contribuem para o fechamento da empresa no seu primeiro é a falta de informação do empreendedor. Antes de iniciar o negócio, é recomendado que seja feita uma busca por informações de no mínimo 90 dias.

“O fato de ter um capital para investimento não é sinal de sucesso garantido. O futuro empresário precisa ter um leque grande de informações sobre o tipo de empresa que deseja abrir. No caso de restaurantes, é essencial conhecer o processo produtivo. Saber como planejar e gerir o negócio. O mínimo de tempo recomendado de uma boa fase inicial de estudos são 90 dias de trabalho árduo de pesquisas.”

Saber todos os fatores que englobam o futuro restaurante é o primeiro passo. Mas como realizar essa tarefa? Para Diniz, conhecer outros restaurantes, conversar com os proprietários e se posicionar no lugar dos clientes é um meio de adquirir conteúdo sobre o negócio.

“Toda informação é importante. Procurar sites especializados, publicações, cursos voltados para área. Tudo que ajude o empreendedor a conhecer efetivamente o ramo que pretende atuar. E lembre-se: nada se cria, tudo se copia. Portanto, se perceber algum método que deu sucesso, é importante adaptá-lo para seu proveito”, completa.

Depois da fase inicial de pesquisas, chega a hora de partir para as outras. Busca por funcionários e fornecedores; estabelecimento de cardápios que agradem o consumidor; adequação do ponto comercial destinado ao restaurante; e o essencial: ter excelência no serviço prestado.

“Na primeira semana do novo restaurante, tudo é novidade para o consumidor. Então ele vai até o local em busca de bom preço e de excelente tratamento. Aí chega o momento do empresário fidelizar seus clientes. Uma equipe de funcionários capacitada e empenho incondicional do empresário são pontos iniciais”.

A busca por funcionários de qualidade é um dos fatores que determinam o sucesso do novo restaurante. Escolher um chef de cozinha com experiência no tipo de serviço que o restaurante vai atuar, seja ele à la carte, self-service ou quilo, é fundamental.

Segundo Diniz, outro fator importante que por muitas vezes passa despercebido é a dos empresários com os fornecedores.

“Por comodidade, os empresários procuram apenas um fornecedor. Aí ficam literalmente ‘nas mãos dele’. A busca por melhores preços e condições de pagamento precisa ser constante. Pois se o fornecedor interromper a entrega de alimento, por qualquer que seja o motivo, prejudicará muito o restaurante. Mas com um plano B, o empresário pode ficar mais tranqüilo, e até mesmo negociar mais ativamente preços e condições de pagamento”.

Mesmo com toda informação e cuidado nos mínimos detalhes, o empreendedor não tem sucesso garantido sem estar presente diariamente ao negócio.

“Não basta abrir o restaurante e deixá-lo nas mãos de funcionários. É preciso que o empresário fique de olho no negócio 24 horas por dia! Quem pensa em ser dono do próprio negócio e apenas obter lucro, está enganado. O trabalho é duro e constante”, ressalta Diniz.

Para ajudar o futuro empreendedor a decidir por quais caminhos seguir, o Sebrae SP possui cursos e palestras que agregam valiosas informações. Confira a programação no site do Sebrae.

E para montar um negócio o empreendedor deve pensar em todas questões que o ajudará a tomar as decisões corretas.

Pensar em todos os procedimentos como investimento médio e previsão de retorno, documentos necessários para abertura legal da empresa, localização do ponto comercial, busca por fornecedores e também gastos com funcionários e leis trabalhistas é essencial.

Clique aqui e veja as principais questões que devem ser respondidas

Serviço:

Sebrae SP
www.sebraesp.com.br

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